Pensamento de hoje

Poder de um lado e medo do outro formam a base da autoridade irracional.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

2a Consulta Pública da LOT

O evento promovido e organizado pelo movimento "Consulta Cidadã" Reúne entre outras entidades as Associações de Moradores dos Bairros América, Sto. Antônio, São Marcos, Anita Garibaldi, Estrada da Ilha e conta também com o apoio de Sindicatos, ONGs e voluntários.



Participaram da segunda Consulta Pública mais de 90 pessoas, representando os bairros América, Costa e Silva, Santo Antonio, Saguaçu, Gloria, Centro, Boa Vista e outros bairros próximos. E tambem se fizeram presentes os vereadores Rodrigo Thomazi e James Schroeder. O prefeito, como já tinha feito na primeira Consulta Pública, não compareceu, não justificou e não se fez representar.





Entre as decisões tomadas pela plenária destaque para:

 - Aprovar a realização de Audiências públicas, promovidas pelo poder executivo, em cada região antes que a minuta aprovada pelo Conselho da Cidade seja encaminhada ao legislativo municipal.

- Rejeitar a proposta das Faixas Viárias no modelo proposto pelo IPPUJ.

- Aprovar a criação das ARIEs do Boa Vista, Iririu, Morro do América, São Marcos e garantir a sua preservação e manutenção no texto da LOT

Estas propostas foram aprovadas por UNANIMIDADE dos presentes.

O documento final, com as gravações de todas as Consultas Públicas será encaminhado ao prefeito municipal, ao presidente da Câmara de Vereadores e ao Ministério Público de Santa Catarina.

Proxima Consulta Pública será realizada no Bairro São Marcos, na sede da Associação de Moradores com inicio as 19:00 horas.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Consulta pública na Estrada da Ilha


Mais de 120 pessoas participaram na primeira Consulta Pública da LOT na região da Estrada da Ilha. A consulta estava dirigida principalmente aos moradores de Pirabeiraba, Jardim Sófia e a Estrada da Ilha.

A pesar do frio e a chuva a participação foi grande e houve uma forte participação da comunidade afetada diretamente pelas mudanças que a LOT propõe para a região.

Entre os pontos abordados, os que maior interesse despertaram foram os referentes a ART da Estrada da Ilha, a criação de uma Faixa Rodoviária Rural, com impacto em toda a região e a regularização fundiária.

Além de lideranças comunitárias da região e de outros bairros de Joinville se fizeram presentes também o Deputado Estadual Darci de Matos, o Vereador James Schroeder e o sub-prefeito de Pirabeiraba Sidnei Sabel. O prefeito não enviou nenhum representante, a pesar de ter sido oficialmente convidado para a Consulta.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

O que pode ter nas Faixas Viárias propostas na LOT


A LOT propõe que possam ser instalados nas 167 ruas com Faixas Viárias todos estes empreendimentos. A logica é que este tipo de atividades podem conviver facilmente com residencias e ruas de transito intenso de veículos.

Atividades barulhentas, potencialmente perigosas e poluentes e polos geradores de transito espalhadas por praticamente toda Joinville são uma bomba de tempo contra a mobilidade urbana, a qualidade de vida e uma cidade sustentável.

Duvida? De uma olhada no que o IPPUJ propõe e querem aprovar para nossa cidade.


Faixas Viárias [1] Quais as ruas que receberão FV


sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Consultas públicas tem datas definidas

O jornalista Claudio Loetz publica na coluna Livre Mercado de hoje, no jornal A Noticia

    MORADORES DE DEZ BAIRROS DEBATEM LOT


Associações de moradores de dez bairros de diferentes regiões de Joinville vão fazer reuniões para consultas públicas com a finalidade de debater os efeitos que o projeto de Lei de Ordenamento Territorial (LOT) terá sobre o futuro dos cidadãos e da cidade. A comissão organizadora age em paralelo ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuj), que também promoveu audiências. 

Os encontros serão realizados no dia 26, no galpão da Igreja Luterana, na Estrada da Ilha; no plenarinho da Câmara de Vereadores, no dia 28; e no dia 2 de setembro, na Associação de Moradores do Bairro São Marcos, sempre às 19 horas. Em pauta, como ficará Joinville se for aprovado o texto do Executivo em relação à criação das faixas viárias e áreas rurais de transição.