Pensamento de hoje

Poder de um lado e medo do outro formam a base da autoridade irracional.

sábado, 28 de fevereiro de 2009

O Rio Mathias


Vergonhosa a solução encontrada pela administração municipal anterior, para permitir uma maior verticalização da cidade, cobrir o Rio Mathias com uma laje de concreto, comprometeu irremediavelmente o futuro do rio e promoverá enchentes maiores e mais graves, ao contribuir para a impermeabilização de uma area, que até hoje era permeável. Irresponsabilidade grave que deve ser punida e revertida.

Foto fornecida pela Aprema



In - Segurança

Cada vez que se quebra o frágil equilíbrio entre segurança e insegurança, aparecem textos, artigos e opiniões para comentar, com maior ou menor atino, os problemas recorrentes da nossa segurança.
Eu prefiro falar de in-segurança, porque faz muito tempo que não tenho me sentido seguro, ao entrar, ao sair, ao cruzar com alguém na calçada, nem ao entrar em casa estou mais seguro.

O fácil seria culpar a policia. É verdade que a migração de uma boa parte dos policiais militares, para outras funções, como os serviços administrativos, o transito, o policiamento ambiental, o serviço de guarda vidas nas praias, o serviço de paramédicos e inclusive o combate ao fogo, que com tanta competência e seriedade é desempenhado por corporações civis, com sucesso. Tem reduzido o numero de policiais para policiamento ostensivo e para os serviços de prevenção.

Tampouco nos fazemos a nossa parte, poucos de nos conhecemos os nossos vizinhos e frente a uma situação suspeita, na maioria das vezes damos graças a Deus que não é conosco e fechamos a janela. Evitamos chamar a policia e nos envolver. Nos bairros em que os vizinhos se conhecem, em que os muros são mais baixos e as portas e janelas ainda permanecem mais tempo abertas que fechadas, o risco de roubos e assaltos é menor, porque as pessoas se conhecem. Pagamos e pagaremos um preço ainda maior, pela nossa omissão e silencio.

Gostaria de deixar no ar um questionamento, quando com 8 ou 9 anos, comecei a brincar na rua, a sair para ir na padaria, a ir a pé para escola, o primeiro conselho da minha mãe, foi: Se você se perder ou alguma coisa lhe acontecer, procure um policial e diga o seu nome, não se preocupe, ele cuidara de você e fique com ele até que nós cheguemos. Alguém de vocês deu um conselho como este ao seus filhos? Porque será, que não confiamos na nossa policia?

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Deu no Jornal A Noticia

Como esta associação vem defendo faz anos, os técnicos da prefeitura municipal de Joinville, reconhecem que a impermeabilização do solo é a principal causa dos alagamentos. Pergunta, quem é o maior responsável pela impermeabilização do solo?????

Lei o texto na integra:

Impermeabilização do solo seria a principal causa de alagamentos em Joinville

Segundo o engenheiro da Seinfra, uma série de fatores colaboram para os alagamentos e estragos nos dias de chuva; a impermeabilização do solo é a principal causa

O joinvilense sempre foi acostumado com a chuva, mas nos últimos meses as nuvens negras têm assombrado muita gente. É só começar a chover para a preocupação aumentar. A água escoa pelas margens dos rios, sobe até as ruas por bueiros e bocas de lobo, invade as casas pelas portas e até mesmo pela rede de esgoto.

Situações como essa são cada vez mais recorrentes e voltaram a acontecer na terça-feira passada. Depois de uma hora de chuva forte, as principais ruas na zona Sul da cidade foram inundadas. Como quase sempre, o trânsito parou, pessoas ficaram isoladas dentro das casas e uma escola inteira chegou a ficar ilhada, na rua Botafogo, no Itaum.

Quem mais sofre com essas condições tem se perguntado: por que alaga tudo tão rápido?

O engenheiro do setor de drenagem da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), Cassiano Garcia da Silva, diz que uma série de fatores colaboram para os alagamentos nos dias de chuva. Na avaliação dele, a impermeabilização do solo é a principal causa.

— É um problema previsível, porque a urbanização da cidade nunca para, por isso a tendência é sempre aumentar — explica.

Com o passar do tempo, novas ruas são asfaltadas e edificações são construídas em áreas onde antes havia apenas terra, dificultando a absorção da água pelo solo. Em regiões completamente pavimentadas, diz o engenheiro, pelo menos 80% do volume de água da chuva escoa direto para os rios.

Para Cassiano, muitas ruas não têm estrutura para suportar o aumento da vazão.

— Tem ruas com a mesma tubulação há mais de 50 anos, sem o diâmetro necessário para canalizar todo o volume de água — explica.

Os motivos para os alagamentos:

— Bueiros e bocas de lobo entupidas

— Acúmulo de lixo em córregos e canais

— Tubulação de dimensões inadequadas

— Regiões pavimentadas sem áreas de infiltramento