Pensamento de hoje

Poder de um lado e medo do outro formam a base da autoridade irracional.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Reunião de Junho

A reunião da Associação de moradores do Bairro América do mês de Junho, se realizará no dia 16 de Junho as 19:00 horas na panificadora e confeitaria Brothaus, na rua Max Colin.

Excepcionalmente não se realizara na primeira terça do mês.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Cidade definida

O Jornal A noticia publicou esta cronica, que reflete de forma transparente o pensamento da AMABA.

Joinville, como qualquer outra cidade, tem a sua alma fabricada pela história do seu povo, nas ruas do Centro e dos bairros. O Centro, coração da cidade de Joinville, tem a variedade e a multiplicidade de usos que caracterizam o fazer urbano, tendo com isto alta densidade de circulação de pessoas. Por ser mais antigo, acaba tendo carência de equipamentos, de áreas verdes e uma estrutura viária incapaz de absorver o tráfego que a periferia dispersa descarrega sobre ele.Com a queda da qualidade ambiental, o Centro vira vítima do seu próprio êxito funcional.

Produz um previsível êxodo das pessoas que ali residem, expulsas pela paulatina perda da sensação do bem-estar.A substituição do residir por outras atividades vem degradando este espaço, de valor histórico, estético e cultural, dominado por fachadas pasteurizadas, pelo tráfego irritante e pela insegurança, ocasionada pela desertificação no período noturno e finais de semana.Desvalorizado o Centro, a especulação imobiliária dentro de uma visão comercial e imediatista volta-se para as casas históricas dos bairros residenciais contíguos que exprimem, ainda, um remanso de qualidade ambiental.Passam a ser cobiçadas por olhares outros, que enxergam nelas um valor representativo aos seus negócios e, em seus terrenos, espaços de estacionamento gratuito, cada vez mais difícil em vias públicas.

No mesmo sentido, os proprietários vislumbram uma maneira de alcançar uma receita e morar em lugar mais tranquilo.Este será um objetivo diário e constante dos que querem se apropriar destes espaços valorizados. É necessário, então, que surjam (da comunidade, do Legislativo e do Executivo) objetivos e direcionamentos sérios, envolventes, refletidos, que criem e validem políticas urbanísticas de qualidade.Não dá mais para ficar retalhando a cidade sem enxergá-la como um todo e sem considerar a morfologia de cada espaço, respeitando-a.Caso queira-se intervir no nosso tecido urbano, que os objetivos sejam os de melhorar a qualidade de vida e não o de interesses pessoais. Se não tomar-se atitudes coerentes, planejadas e determinantes, fatalmente a cidade ficará amorfa, desinteressante e “sem alma”.

ANSELMO FÁBIO DE MORAES Mestre em engenharia civil

sábado, 9 de maio de 2009

Mudanças no zoneamento

“A nova lei não pode ser estática, nem motivada pelos interesses individuais”


Vlademir Constante. diretor-executivo do Ippuj

Audiencia com Prefeito

Atendendo convite do prefeito Carlito participamos da reunião com os representantes das associações do Iririu, Parque de France, Saguaçu, Aventureiro e Cubatão onde foram apresentadas as reivindicações do moradores benfeitorias em geral na área de infra estrutura, educação e saúde.

Os secretários regionais defenderam a nova postura ética que será adotada e esclarecendo que não executarão obras nas sedes da associação em função da ilegalidade com punição prevista em lei.

Nos pronunciamos contra qualquer beneficio ou vantagem da COMAM entidade não reconhecida pela associação do moradores do bairro America e também não autorizada a nos representar em qualquer circunstancia. Os secretários esclareceram a obrigatoriedade de constar nos estatutos a proveniência dos recursos de manutenção da entidade bem como todos os aspectos legais.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Reunião do mês de Maio

no dia 5 de maio, primeira terça-feira do mês , reuniram-se os moradores e amigos do Bairro America para avaliar as ações das ultimas semanas.

O posicionamento da diretoria e dos demais moradores presentes em relação a alteração de zoneamento na Rua Conselheiro Arp, foi reiterado a necessidade de avaliação técnica em relação ao impacto da vizinhança.

Os moradores da citada rua haviam sido convidados pelo também morador Giovanni para que pudéssemos expor a gravidade da lei complementar proposta pelo vereador Mauricio Peixer, mas infelizmente não compareceram ou enviaram representantes.

O arquiteto Arno Kuhlem propõe o congelamento absoluto da Lei 27 – 96 e demonstra grande preocupação com o futuro da cidade.

Apresenta um estudo da área proposta e analisa as conseqüências da alterações como exigência de maior numero de vagas de estacionamento privado eliminando-se vegetação e jardins mudando-se as características inerentes da vizinhança.

O vereador Cristo também está propondo polemica alteração no Bairro Saguaçu com sérios impactos ambientais para o bairro e arredores.

Os presentes a reunião preocupam-se pois as reivindicações tem como objetivo vantagens imobiliárias pessoais e de grupos interessados em grandes empreendimentos sem considerar as expectativas do moradores do bairro.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Como o Plano Diretor pode Afetar a sua vida

O texto elaborado pela jornalista Rosane Felthaus e publicado no jornal A Noticia se encontra neste link Como o Plano Diretor pode Afetar a sua vida

Frente a moradores que adquirem imóveis sem saber qual é o zoneamento, e sem saber o que pode e não pode ser feito, vale a pena ler o texto.

conheça o seu bairro, conheça o que pode e o que não pode e defenda os seus direitos, para preservar a qualidade de vida de Joinville.

As mudanças intempestivas, escondem sempre outros interesses.