Pensamento de hoje

Poder de um lado e medo do outro formam a base da autoridade irracional.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

ZR1



Existia em Joinville no passado, algo chamado ZR1, que era a denominação de Zona Residencial Unifamiliar, na atualidad ela praticamente deixou de existir. Resultado da voraz especulação imobiliária, da ação leviana de legisladores e gestores públicos e principalmente de técnicos e funcionários públicos, que permitem, ou não fiscalizam, com o que acabam incentivando os usos irregulares e a ocupação em desacordo. com a legislação em vigor.

Para mostrar o que acontece nesta cidade sem lei, algumas imagens do que acontece numa ZR1 de Joinville.

Você sabe qual é a rua?
Pense que amanhã poderá ser na sua rua, ao lado da sua casa. Junto virão o aumento do trafego, a demanda por serviços de apoio e você terá perdido um pouco mais da sua qualdiade de vida, até que não quede nada.

5 comentários:

  1. Na verdade ainda existe o zoneamento ZR1 em Joinville, onde pode ser construído até dois pavimentos e os usos admitidos sao residências unifamiliares, conjuntos residênciais, escolas,escritórios para profissionais autônomos, hotéis e pousadas.
    Na aprovaçao do projeto ou na liberaçao para a abertura de empresas, a prefeitura é extremamente rigorosa com os usos e legislaçao do zoneamento. Trabalho na Secretaria da infra-estrutura e nada (absolutamente nada) é aprovado se nao estiver dentro da legislaçao pertinente ao zoneamento. Mas existem várias empresas que trabalham irregularmente, sem alvará da prefeitura...e também existem as construçoes que também sao feitas irregularmente...o que mostra outro problema, que é a falta de fiscalizaçao da prefeitura.

    ResponderExcluir
  2. Caro leitor,
    Você esta absolutamente correto, como não poderia deixar de ser. Ninguém é louco de autorizar ou aprovar nada contra a lei e menos na Seinfra.

    Acontece, e se voce trabalha la deve saber, que hoje tem em construção varios imoveis exclusivamente comerciais nas ruas Marechal Deodoro e Lages. Como pode?

    Tem imoveis funcionando abertamente como comercio, numa area que é exclusivamente residencial, como pode?
    E a fiscalização? Se até tem placa na porta, ou será que não tem fiscalização?

    Lembra do caso de um deputado estadual, que manteve o seu escritório durante anos na rua Marechal Deodoro? e Depois ainda foi candidato a prefeito. Como alguem pode votar num candidato que é o primeiro a descumprir a lei?

    A lei pode existir, mas a falta de vergonha e de fiscalização fazem que ela não seja cumprida.
    Por isto que a nossa Associação de moradores se mantem alerta e denuncia todos os abusos e ilegalidades.

    Na Seinfra tem um bom quadro de funcionários concursados, cumpridores da lei e que como você se revoltam ao ver o que esta sendo feito em Joinville.

    ResponderExcluir
  3. Creio que o "Anonimo" não tem memória ou não anda pela cidade. A SEINFRA aprovou e deu alvarás a um "cem números" de construções que por conta de "reforma" onde reconstruiram e ocuparam recuos ou não disponibilizaram vagas de estacionbamento de acordo com o que a lei preconiza. A rua Blumenau está rechedada de exemplos destas concessões onde diversos profissionais usaram este tipo de malandragem para apliacação da "Lei de Gerson" com a estrita concordância da SEINFRA afinal foram emitidos alvarás e tudo mais. Querem exemplos? A omissão em coibir irregulariaddes pela SEINFRA na fiscalização é tão irregular quanto quem transgride a lei, pois o famoso "poder de polícia" pouco existe ou apenas para os casos que interessam. Não esqueçam que as irregularidades praticadas por empresas ou qualquer cidadãos devem ser punidas exemplarmente para que não se repitam ou virem regra. Mas parece que fiscalização é utopia aqui e, pelo que vejo, a provação dos projetos se ve dissociada desta função num flagrante equivoco legal. As ocupações novas em faixas de recuo, como aconteceram na Ottokar Doerfel, também deveriam fazer parte do repertório. Na R1 os absurdos e abusos são tão presentes que fica comprensível entender o porque da SEINFRA e do IPPUJ emitirem pareceres tão beneplácitos com as mudanças de zoneamento propostas pelo executivo ou pelo legislativo. É a melhor forma de resolver a falta de ação. Vou fazer uma coleção de fotografias para mostrar como não se faz o "dever de casa". O rigor da Prefeitira é muito bem visto quando o projeto de um Shopping passa a ser analisado antes mesmo de haver uma lei que o autorize ser implantado e que seu alvará seja concedido em tempo recorde. Expliquem isto! Quanto ao "nada é aprovado", é uma afirmação terminantemente duvidosa!!!

    ResponderExcluir
  4. TEMOS VARIOS EXEMPLOS RECENTES EM JOINVILLE, UMA O NOVO SHOPING, PELO QUE ME CONSTA FOI ALTERADO O ZONEAMENTO,UMA CONHECIDA CASA NOTURNA NA MARQUES DE OLINDA ONDE NÃO E PERMITIDO A CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS COM A TOTALIDADE DE ANDARES QUE TEM, A RUA TIMBO UM LADO É COMERCIAL E O OUTRO NÃO...AGORA EM QUEM ACREDITAR?Trabalho na Secretaria da infra-estrutura e nada (absolutamente nada) é aprovado se nao estiver dentro da legislaçao pertinente ao zoneamento. EU HEIN...

    ResponderExcluir
  5. As mudanças pontuais de legislação e a falta de fiscalização permitem situaçòes como a da imagem.

    Com certeza que ninguem é maluco ao ponto de assinar uma autorização em contra da lei. Nem precisa. A lei é mudada é ponto.

    Por isto o teor ironico do texto.

    ResponderExcluir

Obrigado por participar do Blog