Pensamento de hoje

Poder de um lado e medo do outro formam a base da autoridade irracional.

domingo, 28 de março de 2010

Abaixo assinados

Abaixo assinados


O Jornal A Noticia informa que tem dado entrada no IPPUJ, com o beneplácito deste instituto, um abaixo assinado de moradores da rua Lages, no Bairro América, favoráveis a mudança de zoneamento, para permitir a mudança para comercial de uma região tradicionalmente residencial. Assinam o documento não só moradores animados com o lucro rápido da valorização instantânea, também profissionais liberais, que sem ser moradores da rua, já tem feito investimentos apostando na mudança.


Não é a primeira e com certeza não será a ultima investida, que patrocinada por interesses particulares, e com o apoio declarado do IPPUJ e de determinados vereadores, tem como objetivo claro beneficiar e atender a interesses econômicos bem identificados.


Os abaixo assinados são instrumentos validos de pressão popular, quando isentos e representativos, vem sendo desvirtuados pelo uso político e perdem credibilidade quando se orientam a atender interesses menores e pontuais. Seria o equivalente de numa reunião de condomínio, entendendo Joinville como um condomínio que compartilhamos, fosse apresentado um abaixo assinado de todos os 4 moradores do quinto andar, solicitando mudanças significativas, que afetariam o dia a dia de todos os moradores do condomínio. Pior ainda se o próprio sindico, solicitasse este tipo de manifestação dos moradores, para desta forma tentar dar legitimidade ao ilegítimo.


A irresponsabilidade dos gestores públicos e a pouca capacidade de resistir a menor pressão econômica tem feito que esta tenha sido a forma como se trate o zoneamento da cidade, retalhando, olhando o varejo, mudando, para atender interesses particulares, leis que ainda nem foram publicadas.

sábado, 27 de março de 2010

Deu no jornal A Noticia

  • Zoneamento

    Um grupo de moradores e de profissionais liberais entregou no Ippuj abaixo-assinado para mudar o zoneamento de trecho da rua Lages entre a Conselheiro Arp e a João Colin. Hoje, as duas quadras são só para moradias.

    O pessoal quer liberação para clínicas, escritórios, academias etc.

  • Centro expandido

    O pedido foi bem recebido no Ippuj e pode ser que seja enviado projeto à Câmara pedindo a mudança de zoneamento. É pelas laterais da Blumenau e João Colin (e também da Otto Boehm e Max Colin) que avança o chamado Centro expandido.

sábado, 13 de março de 2010

Aumentam os acidentes no bairro

Com o asfaltamento da rua Benjamim Constant, alguns motoristas tem convertido a rua numa pista de corrida. A iluminação precaria e o cruzamento com varias ruas importantes, faz que o risco de acidentes seja grande.
Na ultima semana dois acidentes graves no cruzamento das ruas Benjamin Constant e Visconde de Maua.
Precisa ser melhorada a sinalização preventiva, melhorar a visualização por parte dos motoristas que chegam a rua Benjamin Constant e para isto tem que ser reduzida a possibilidade de estacionar próximo dos cruzamentos. Nada disto serve se a Guarda municipal não fiscaliza.

O triste que estes acidentes já estavam previstos. Ao asfaltar sem implantar todas as medidas preventivas de sinalização vertical e horizontal, se cria uma bomba de tempo. Que acaba explodindo.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Relato da Reunião do mes de Março

Como todas as primeiras terças do mês o MAJ abriu as suas portas para nossa reunião mensal, com boa participação os associados cumpriram a pauta prevista.

A Secretaria Regional do Centro, Rocheli Grendene justificou a sua ausência e solicitou a possibilidade de agendar uma reunião extraordinaria para que possa informar a associação de todas as ações previstas para 2010 e do encaminhamento das solicitações feitas pela associação.

Foi amplamente debatido o andamento do Conselho da Cidade e das Câmaras Comunitárias em que a Associação esta representada e foram tomadas decisões para melhorar a eficácia do Conselho e das próprias Câmaras. Se propôs também que os representantes da Associação do América mantenham um canal permanente de comunicaçãoo e de troca de informações. Neste mesmo sentido também a participação dos conselheiros do OP foi debatida e a Conselheira Danielli Sedrez relatou o projeto do rio Morro Alto.

Finalmente foi proposto e aprovado por todos a necessidade de solicitar uma audiência com o prefeito Carlito Merss, para poder avaliar o avanço do primeiro ano de governo e o resultado do modelo participativo proposto. Será feito o contato com a Secretaria Rocheli para agendar a audiência.