Já pensou em como vai ficar o transito?
Pensamento de hoje
Poder de um lado e medo do outro formam a base da autoridade irracional.
domingo, 29 de março de 2009
Rua São Luiz
Não passa dia sem que um novo absurdo chegue ao conhecimento da Associação de Moradores do Bairro América, a mais recente é a liderada pelos moradores da rua São Luiz, que pelas suas caracteristicas deveria ser considerada uma ruela.
Uma rua estreita, que só poderia servir para atender a residências unifamiliares, corre o risco de se converter num caos, caso seja autorizada a construção de prédios.
Do mesmo modo que ja aconteceu no Bairro américa, no polígono criado pelo IPPUJ e aprovado pela Câmara de Vereadores, nas ruas Vicente Machado e limitrofes, quando foi autorizado um adensamento que desconsiderou as caracteristicas da região e ainda em desacordo com a infraestrutura viaria e com calha das ruas e que hoje ja se converteu claramente numa situação inadministravel, com veiculos congestionando as ruas e com forte queda da qualdiade de vida dos moradores da região.
As imagens da rua São Luiz, enviadas pelos moradores são suficentemente esclarecedoras.
IPPUJ
Na pauta apresentar as ações realizadas pela associação e principalmente conhecer os projetos do instituto de Pesquisas e Planejamento de Joinville, que possam impactar o Bairro.
A Associação solicitou atenção com o zoneamento e apresentou dados e subsídios para mostrar a importância que tem para Joinville uma área exclusivamente residencial. Os mapas e material apresentado pela associação, provam de forma inequívoca, que só uma pequena parcela da área do município é hoje exclusivamente residencial unifamiliar e que existem fortes vazios urbanos que devem ser melhor aproveitados, sem que exista hoje uma pressão real sobre o bairro. Todas as iniciativas para reduzir o perímetro da zona residencial unifamiliar ( ZR1) tem sua origem em projetos imobiliários, que buscam usufruir e se beneficiar da boa qualdiade de vida do Bairro América e com isto maximizar os seus lucros estimulados pelo menor valor dos imoveis em areas exclusivamente residenciais. O binário das ruas Timbó e Max Colin e a solução definitiva dos alagamentos constantes do Rio Morro Alto, forma outros dos pontos abordados na reunião.
A falta de áreas verdes adequadas e o abandono a que foi submetido o bairro nos últimos anos, também foram objeto da reunião. Finalmente a Associação se propôs a continuar contribuindo ao desenvolvimento de Joinville e participar das ações e atividades que tenham como objetivo a melhoria da qualidade de vida da cidade.
terça-feira, 10 de março de 2009
Um exemplo
Caro vereador Bento, lendo hoje a coluna do Veríssimo , no jornal ND, gostaria de expor meu ponto de vista como comerciante e proprietário de imóveis, todos regularizados perante a prefeitura municipal e demais órgãos.
Há um tempo atrás, tinha meu comércio, pequenino, na Zona Norte, consegui comprar um terreno maior, construir um galpão maior, tudo dentro das leis, para que nunca precisasse me incomodar com nada, pois até aquele momento, havia estado sempre dentro da lei, e tudo dara certo para mim, mas sempre suando a camisa , trabalhando de domingo a domingo, sol a sol, e assim foi sendo. Consegui ampliar meu comércio, sempre dentro da lei, procurando um engenheiro e informações aos órgãos competentes, pois acho que leis devem ser cumpridas, pois meu sucesso se dá nas ações corretas que tomo também, digo isto sabes porquê? Bom , agora lhe digo.
Vendo minha concorrência, que entrou muito depois de mim , comprando mercadorias de procedência duvidosa (cargas roubadas) , carnes de procedência duvidosa, (abatedouros clandestinos) e agora, e em imóveis que não teriam a mínima condição de abrigar um comércio daqueles, sem área de carga e descarga, atrapalhando a vizinhança, pois também não há área de estacionamento de veículos para os clientes, alguns, até estacionavam ou estacionam em meu estabelecimento para fazer compras no outro, fui achando que algo estava errado, pois eu , sempre paguei meus impostos em dia, meu estabelecimento condiz com todas as regras, da Vigilância Sanitária, pois lidamos com a saúde do povo, com os Bombeiros, pois devemos dar segurança aos nosso clientes, com a Seinfra, pois temos área de estacionamento e um prédio com condições de abrigar a área de comércio , carga e descarga, e estoque.
Além do escritório e área comum para funcionários, tudo isso que me foi pedido na tal Consulta Branca, que nesta época estava amarrada á Consulta Amarela, o que acho de suma importância, pois só assim os justos , pagadores de impostos, reais trabalhadores realmente vêm que é correto andar na lei.
Não aqueles que abrem uma porta e ficam o dia inteiro dentro mofando, que não são capazes de passar uma vassoura em seu estabelecimento, que reclamam dia e noite que tudo está difícil, e que tem seus imóveis mal acabados, com fiações elétricas oferecendo riscos aos próprios moradores e sua vizinhança, oferecendo risco de incêndios, com estoques irregulares de gás, com suas construções sem fossa e filtro, que ocasionaram o assoreamento dos rios, que agora tem prejudicado a população com as cheias das chuvas, com suas aberturas nas divisas, tirando a privacidade da vizinhança, ferindo o Código Civil brasileiro, creio que o senhor conheça, pois é um legislador , que voltou a Câmara pelos seus méritos, e o senhor também devia saber o que lhe digo a seguir.
As leis que hoje são exigidas, graças a Deus, que não deixam os irregulares, que nunca irão querer se regularizar perante os órgãos por estarem infringindo Leis , Municipais, Estaduais ou Federais, também foram aprovadas pelo senhor, seus amigos, ou correligionários.
Imagine o que seria de uma cidade sem postura. O Senhor sabe o que é postura, vejamos um exemplo prático, o senhor, se começar a sair por aí , xingando todo mundo com palavrões , alguém, ou muitos, irão sentir-se ofendidos, pois foram criados com uma postura, de Educação, aqui neste exemplo. E tomarão medidas para que isso não aconteça mais, chamarão a polícia, farão B.O, e procurarão advogados e testemunhas, e assim se dará um processo que com certeza dará causa ganha a quem processou, pois feriu uma lei. Esse é o custo, a multa , do problema gerado por não ter seguindo uma conduta séria, e as leis perante a sociedade em que vivemos .
Então, postura é isso, lei é isso, se existem para serem cumpridas , devem ser para todos.
Fico feliz que a fiscalização está passando em todos os lugares, comércio indústria, etc, eu mesmo recebi a visita, muito educadamente, todos identificados, primeiramente, porque estão com carros da prefeitura, logo se apresentam, tem crachás, e coletes, falaram se sua visita, o que queria, e apresenteio-os o meu TLL, Vigilância Sanitária, Polícia Civil, tudo o que possuía, colados na parede, em um quadro, até dos anos anteriores possuía, e fui instruído a guardá-los e um arquivo, só expor o de 2008 , e assim que chegar o TLL 2009 , substituí-lo , e expor. E você, vereador, sabe porque expô-lo? Pois bem, eu lhe digo porque.
Um cliente, que vem ao meu estabelecimento, ao vê-lo, pensará. “ Nossa, esse comércio é correto, tem tudo certinho, anda dentro das leis, tudo deve estar regularizado” e sabe porque ele está assim, para dar exemplo, pois meu comércio é uma vitrine do bom empresário, ele dá exemplos, de conduta , trabalho sério, esforços, e que se todos fossem como eu sou, ou fizessem e tentassem ser como faço, tenho certeza que os impostos seriam muito menores, porque todos pagariam, todos estariam regularizados, todos recolheriam impostos , mais asfalto, educação, ciclovias, transporte de qualidade, saúde (essa tá feia) até parece cidade do nordeste do país, e não faria o que vem a seguir.
Caos na vizinhaça. Oferta, Oferta, Bife R$ 3,00 o quilo . Aqui verás o que ocasiona uma chamada dessas em cartazes, ou mesmo na muvuca que cria uma chamada dessas.
Meu concorrente irregular fez uma promoção dessas, com carros na calçada do vizinho , ou no estacionamento do outro comercio , pessoas vão chegando, por não ter estacionamento no local ,colocam seus veículos onde dá, afinal , o concorrente como já disse, não tem estacionamento , e o bife tá 3 real , só 3 real. Acho que o trânsito fluiria melhor se ele tivesse área de estacionamento, os pedestres trafegariam nas calçadas, não pondo em risco suas vidas, em ter que descer da calçada, porque foram a um mercado que oferece bife a 3 reais o kilo, onde não se sabe a procedência, mas afinal, todos estão passando de carros, motos, e tudo está muito cheio, muita gente está no mercado, mas o mercado não tem área de estacionamento, lá dentro, um bafo só, cheiro de mofo, porque não há ventilação, e para piorar, o caminhão da distribuidora de biscoitos está descarregando naquela hora, 18 e 30 da tarde, e lá vem o ônibus, nossa , mas a rua só tem 8 metros de largura, tem carros estacionados dos dois lados, em cima da calçada, gente trafegando na pista de rodagem, o cuidado do motorista de ônibus é redobrado, mas porque tudo isso? Porque ta 3 real o kilo, e todo esse problema de trânsito e de postura urbana. E ta 3 real o quilo do bife, porque ele não paga os impostos que nem eu, não paga nada.
Resposta:
- O mercado não tem Alvará de Funcionamento, porquê. Porque construiu no alinhamento do muro, sem os 5 metros mínimos necessários (Só para relembrar, o meu tem 10 metros de recuo , ok)
- Não tem ventilação e nem extintores, o dono vai ter que adaptar o prédio, nossa , que alto o custo, diz o proprietário, mas e eu, eu já tive que absorver esse custo.
- Não tem alvará sanitário, porque na oferece condição mínima, açougue azuleijado fossa e filtro, , mas a carne ta na vitrine e só vejo o açogueiro do peito pra cima, (ele ta de chinelo e bermuda) , o resto não interessa pensa o cliente, não interessa , porque ele não está vendo, está cansado do dia de trabalho.
Assim como eu, e olha que meu batente termina pelas 10 ,11 da noite, sorte que tenho esposa e filhos que trabalham comigo, afinal, eu tenho área de carga e descarga, e na atrapalho o trânsito local, depois das 8 que fecho meu estabelecimento, lavo açougue e corredores das gôndolas, coisa que o outro não faz, porque ele não tem nada, afinal, ele pensa, ninguém vem aqui mesmo. Ops, ledo engano, fiquei feliz em ver os fiscais entrando lá também, acho que esse prefeito agora vai, pensei comigo, concorrência leal, viva o Carlito, esse é porreta , aí começa o “ Joinville de toda sua Gente “ pensei comigo, não só dos que precisam, mas dos que tem que dar um pouquinho também, como eu , que dou emprego, impostos e uma vivência harmoniosa.
Li no jornal, estão multando, oras, me disseram que há uma notificação, palavra difícil, é como passar num radar eletrônico acima da velocidade permitida, só que ali a notificação e a multa são simultâneas, é só esperar chegar em casa , e pelos que me disseram, a Lei consta prazo IMEDIATO, porque o vereadores assim a aprovaram, e que o SEINFRA, lá com a entrada da consulta branca dava prazos.
A prefeitura estava dando muita moleza para os mal-feitores e espertinhos de nossa cidade, notificação no meu concorrente desleal é pouco, , multa ali é pouco, nunca mais deveriam deixar funcionar. O cara vai ter que derrubar metade do muquifo que fez , porque ali é um terreno pra residência, não comporta mercado, tem que fechar ,mas se o dono insistir vai levar tanta multa que ou desiste, ou se enquadra. Mas voltando aos fiscais, se não me engano o dono ainda xingou os fiscais, cheio de razão, e quem é que olha por eles . Eu estava olhando, se algo acontecesse, 190. Acho que adiantaria. Fiscais da Receita Federal, quando vão em ações, ninguém xinga, sabem porque, ganharam respeito e dignidade, pelo menos é o que passa na TV, nessas operações Corramporquesenãoteagarram , nossa que nome.
Se for trabalhador que nem eu, de sol a sol, com retidão idoneidade, pensando no bem estar da minha rua, bairro, cidade , estado Brasil, ele se enquadra.
Agora, se for fraco desiste,porque vai procurar algum vereador pra dar um jeitinho (foi isso que aconteceu senhor vereador) , vai querer que fechem os olhos, mas naquela conversa da visita que tive dos fiscais, eles me disseram , que faz tempo que não tem jeitinho, que a chefia deles é super correta, e tudo deve estar conforme, afinal eles estão seguindo leis, que me disseram , que os próprios vereadores que aprovaram e o prefeito sancionou, agora não me pergunte qual, mas gosto dessas leis. Se eu posso e consigo segui-las , porque meu vizinho não pode também. Oras bolas senhor vereador, instigue seu povo de seu reduto eleitoral a regularizarem-se e seguirem leis, talvez por aí o Paraíso, que é um bairro modelo, não melhore ainda mais, e dê exemplos de cidadania, organização e “ POSTURA” para com a cidade em que vivemos.
Outra coisa, foi o senhor presidente da Câmara, que pra mim já nasceu morto, é criticar também, em entrevista a um vulgo jornalista, pela manhã, que não tem mais de onde ganhar dinheiro, a não ser se o próprio presidente da Câmara contratá-lo novamente, querendo agilizar o processo de alvará pela internet. Pelo amor de Deus, não façam isso, senão o concorrente desleal, meu vizinho , com seu muquifo, coloca um monte de informações falsas lá no tal saite, e tira o bendito alvará pra ele, sem suar o que suei, sem regularizar o que regularizei, e pagar o que paguei, afinal, sem trabalhar o que trablahei.
Vereador e Prefeito Carlito, “ Viva a Sociedade Organizada “ , e não faça os maus-empresários de nossa cidade , fazeram daqui uma Índia ou China , sem lugar para trafegar, condições mínimas de higiene, insegurança constante, construções favelizadas, irregulares, sem condições de tudo. Chega de jeitinho .Temo que nos adaptar.
Façam a verdadeira Joinville de Toda Sua Gente assim, igualdade para todos.
Roubos no Bairro América
clique no link Roubos de Carros no Bairro América
quinta-feira, 5 de março de 2009
Mutirão da Limpeza
A Sra. Rita de Cassia Fiera, vez valer os seus direitos e acionou a ouvidoria da Prefeitura Municipal, dela recebemos este e-mail ( em vermelho) e copia do documento da ouvidoria (em azul), e voce ja fez a sua parte?
Bom dia:
Att,
O interesante é que em poucos dias depois a Rua Marchal Deodoro foi visitada pelo Mutirão da Limpeza,
Parece que a ouvidoria funciona
quarta-feira, 4 de março de 2009
Reunião do mês de março
A Associação de Moradores do Bairro América, passará, a partir deste mês, a publicar um breve resumo das suas reuniões mensais, para que os associados, moradores e os amigos do bairro, que não tenham podido freqüentar a reunião, possam acompanhar o andamento das ações da associação.
As reuniões, salvo motivo de força maior, são realizadas na primeira terça feira de cada mês, na panificador Brothaus, localizada na rua Max Colin e são abertas a todos os interessados.
A reunião do mês de março, contou com a participação de aproximadamente 10 associados. Entre os temas debatidos, gostaríamos de destacar:
A preocupação dos moradores da rua São Luiz, que mesmo com uma largura de menos de
A associação ficou na expectativa de receber representantes do poder executivo, que tinham anunciado a sua visita, o que acabou não acontecendo.
A diretoria aprovou a proposta apresentada pelos Arquitetos Sérgio Gollnick, Marcos Bustamante e Arno Kuhmlen, com o objetivo de discutir e elaborar durante 90 dias uma proposta conceitual para o Bairro América, que considera as suas características, o seu potencial e principalmente os seus valores e princípios. As reuniões de trabalho deste grupo, que estão abertas a participação de todos os interessados, devem acontecer na Softville, nas terceiras terças de cada mês.
A presidente da Associação Gabriela e o vice-presidente Jordi destacaram as conquistas da associação nos últimos dez anos e os desafios em relação à ZR1, mudanças na lei de uso e ocupação do solo.
Foi sugerido também levantamento de área verde do bairro com posterior estudo comparativo com cidades como Curitiba e cidades européias para lançarmos o bairro América como o Jardim dos Joinvillenses.
terça-feira, 3 de março de 2009
Da coluna do jornalista Jefferson Saavedra
Vigilância
No terreno do prédio da rua Otto Boehm, a pressão de moradores indignados com o desmatamento levou a Fundema a agir. Sim, a decisão do órgão ambiental foi técnica, mas é inegável a influência da vizinhança.
Para o bairro América, há a previsão de liberação de prédios mais altos (verticalização), mas os moradores estão resistindo e até agora nada andou. No América, como no Atiradores e na Otto Boehm, mora gente que sabe se defender. O buraco das árvores é mais embaixo.
Vale a pena ler
um texto interessante para ajudar a debater a importância dos bairros horizontais. De uma lida é comente.
segunda-feira, 2 de março de 2009
Confirmado embargo na rua Otto Bohem
Se confirmaram as denuncias feitas por moradores da rua Otto Bohem, pelo desmatamento irregular de um imóvel. O objetivo do desmatamento era o de construir um edifício de alto padrão.
Maiores informações neste link Obra Embargada
A rápida mobilização dos moradores e a ação firme do presidente da Fundema, foram decisivas, para que fosse suspensa imediatamente a obra irregular.
A obra irregular avançou dentro da área de preservação e o numero de árvores cortados foi superior ao autorizado. Outros problemas na área, são a laje de concreto que cobre totalmente o Rio Mathias e o risco de enchente pela redução da vazão do rio, combinado com o risco de desmoronamento pela agressão ao morro.
domingo, 1 de março de 2009
Roubo de Carros no América
Boa tarde. O bairro América está sendo alvo de diversos roubos de carros, onde as vítimas são surpreendidas e obrigadas e entregar o veículo. Ontem praticaram esta ação na rua José de Alencar em frente ao número 204, roubando uma caminhonete. Na maioria das vezes as vítimas estão com crianças dentro do carro, digo isso pois dois amigos foram roubados no final do ano passado nesta condição. Os marginais aparentam ter 20 anos e estão vestidos e armados. Gostaria de saber quais providencias estão sendo tomadas para prender estes marginais. Desde já agradeço.
Eng Marco