Pensamento de hoje

Poder de um lado e medo do outro formam a base da autoridade irracional.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Cidade das Bicicletas

Copenhague tem mais bicicletas que habitantes, com mais de 329 km de ciclovias, oferece uma alternativa real para o carro. Ao definir como prioridade os pedestres e estimular o uso das bicicletas a cidade se coloca na vanguarda e apresenta um modelo viável e consistente de desenvolvimento urbano sustentatvel. Mais de 50 % da população do centro da cidade vai ao trabalho, a escola ou as compras de bicicleta. Algo que esta anos luz da visão dos nossos lideres tanto no executivo, como no legislativo.

O sucesso reside não só nos kilometros de ciclovia, também nos sinaleiros exclusivos para bicicletas, na segurança que a ciclovia proporciona, na simplicidade do uso da bicicleta, que permite utilizar bicicletas simples urbanas, com freio na roda da frente e sistema de freio pelo pedal para a roda traseira. Sem muitos capacetes, frescuras e complicações. Um sistema que estimula a sua utilização pela sociedade. Democrático, seguro e económico.

Uma cidade que é referencia em qualidade de vida. Em quanto Joinville vai no caminho de ter mais carros que habitantes, não contra mão do bom senso e de uma cidade sustentável e eficiente.

Quais são as experiências que poderíamos aproveitar aqui em Joinville? Será que a nossa soberba nos permite aprender? A sensação é a de que nossos técnicos, ao já saber tudo, não precisam mais aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do Blog