Pensamento de hoje

Poder de um lado e medo do outro formam a base da autoridade irracional.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Deu no A Noticia


UMA RUA, UMA POLÊMICA

Projeto de zoneamento da Conselheiro Arp, que será discutida hoje na Câmara de Joinville, divide opiniões

Quase dois anos depois da polêmica construção do cemitério vertical no Atiradores, outra alteração do zoneamento volta a dividir opiniões em Joinville. Desta vez, o problema é no América, onde fala-se na possibilidade de mudar as regras de ocupação na rua Conselheiro Arp.

A proposta, encaminhada pelo vereador Maurício Peixer (PSDB) no final de 2008 à Câmara de Joinville, autoriza construções de até três andares – hoje, são dois e para uso exclusivamente familiar.

E o projeto ainda regulamenta a instalação de várias atividades comerciais, com a exceção de indústrias e pequenos comerciantes atacadistas. Supermercado, por exemplo, poderia. A construção de um motel também não estaria proibida na Conselheiro Arp.

“Os próprios moradores, interessados na valorização dos imóveis, me trouxeram um abaixo-assinado com pelo menos 50 adesões, o que corresponde a 90% das casas dali”, conta. “Os detalhes, como o que pode ou não pode, serão discutidos amanhã (hoje), em uma audiência pública, onde vamos dialogar”, avisa o vereador.

Na tentativa de brecar as mudanças no zoneamento, a Associação de Moradores e Amigos do Bairro América (Amaba) alega ter reunido pouco mais de 5 mil assinaturas.

Para a presidente Gabriela Loyola, a iniciativa dos vereadores tende a transformar Joinville em uma “grande colcha de retalhos”. “É irresponsabilidade mudar tudo dessa maneira, sem nenhum estudo de impacto, sem ouvir os moradores”, reclama. Alegando que a audiência pública marcada para as 14 horas de hoje, na Câmara, não passa de “pró-forma”, a Amaba recorreu à Justiça, pedindo que a discussão seja suspensa e que os três projetos que hoje tramitam no Legislativo sejam declarados ilegais.

Também serão discutidos hoje outros dois projetos sugeridos pelo vereador Manoel Bento (PT). Um inclui a possibilidade de instalação de indústrias de pequeno e médio potencial poluidor em determinadas regiões da cidade. Não são dados muitos detalhes.

A outra proposta, considerada complexa, quer possibilitar a instalação de pequenos estabelecimentos (clínicas, consultórios, lotéricas, lojas de material de construção) nas regiões conhecidas como ZR3 (zona residencial tipo 3) de Joinville.

rosane.felthaus@an.com.br

ROSANE FELTHAUS | JOINVILLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do Blog